Clique na figura ao lado para comprar livros de Tercival Psicanalista
  Venda de Livros
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Notícias
Links
Divã Virtual
Cadastro .    
Login .    
Fale Conosco
 Notícias
terça-feira, 6 de março de 2012
Diferença entre Psquiatria, psicologia e psicanálise
     Por ilista.com.br
 

A mente humana é complexa demais, sofre alterações genéticas, temperamentais e ainda traumas que podem causar graves sequelas. Com o objetivo de facilitar a vida que se desenvolveu a ciência, ela é uma fonte rica e inesgotável de conhecimento e estudos que tem capacidade de curar e entender como funciona nosso comportamento. E com o foco da mente existem os três “psis” que vem contribuir com essa análise.

Segundo Denise Marcon, psicóloga, tutora do Portal Educação, é muito importante conhecermos qual a diferença real entre estas três ciências. “Temos que levar em consideração que a psicologia, psiquiatria e psicanálise, cada uma em seu espaço, tem um ponto em comum, que é proporcionar uma boa saúde mental para os indivíduos”, explica.

Cada uma possui suas particularidades, históricos bem diferentes e métodos teóricos e trabalho individuais. Além do mais existe mais uma ciência que também objetiva estudar a mente, porém não vamos citar aqui, que é a neurociência.

Quem explica as diferenças é Lenilson Ferreira, psicanalista, que falou sobre o assunto com a Livraria da Folha. Em resumo, a Psicologia, é a ciência do comportamento humano e busca adequá-lo a uma normalidade. Trabalha exatamente na parte consciente da mente humana e tem como premissa “vender a felicidade”.

Já a Psicanálise, é o estudo do inconsciente, ou seja, da parte da mente humana da qual não temos conhecimento direto. Ela vem ajudar a entender certas coisas, como sentimentos e o porquê de fazermos certas coisas. As respostas geralmente podem ser encontradas em nosso inconsciente e a Psicanálise nós dá as técnicas de acesso a ele. É por causa disso que há quem diga que a Psicanálise “vende a verdade”.

A Psiquiatra é a única dentre as três que habilita seu profissional a prescrever medicamentos, os chamados psicofármacos, assim contribuindo no tratamento dos sintomas apresentados. Nota-se ainda, que psiquiatras, buscam conhecimentos de Psicanálise, trazendo mais benefícios aos pacientes.Leia mais em: Portal Educação - Medicina1 comentário(s)


Por: Dr.Wagner Paulon em 27/07/2011

Excelente Articulista, Excelente Artigo, Didática Perfeita, clara e objetiva. Parabéns Psicanalista e Escritor Lenilson Ferreira. Grato. Atenciosamente, Dr.Wagner Paulon Conselho Brasileiro de Psicanaálise ( I.N.N.G.)


 
PUBLICIDADE
jvd
Pré Escola Comunitária
CPPC
Nosso amigo o dom
SOS Africa
Atendente de Enfermaem
Amme
Deus é Bom
Casa de REcuperação
cesab
A arca de lavicret
Deus feto
Trabalho voluntário
CBP
Projeto Teo
Entendendo a esquizofrenia
FALE CONOSCO
Whatsapp
Fe e enfermagem
Fé e Enfermagem
Facebook
O lOuvor nosso de cada dia
Disk Bíblia
CCC
Filmes grátis
Almoço para mordores de rua
Sociedade dos poetas vivos
Toque corações
Bíblia
Radio
Amigos de Jesus
mano Down
Jesus vence as drogas - O livro


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados